Abrir uma empresa é o primeiro de muitos passos da carreira de um empreendedor. Todo mundo já teve ou conhece alguém que teve uma grande ideia de negócio, mas que nunca se concretizou. Isso porque os desafios para colocar os objetivos em prática são inúmeros e muita gente, infelizmente, fica no meio do caminho.
Mas o sonho de abrir a própria empresa pode ser possível, se adicionarmos uma boa dose de dedicação, investimento e muito (mas muito) planejamento.

Neste texto, você vai conferir 4 erros comuns que ocorrem na hora de abrir uma empresa. Se atente a todas as nossas dicas e evite transtornos na hora de finalmente abrir a sua empresa!

Não se formalizar ao abrir uma empresa

Não gosta de burocracia? Tenho uma notícia um pouco complicada para você.

Gerir uma empresa pressupõe lidar com burocracia a todo momento, desde a criação dela.

Abrir um CNPJ já foi uma tarefa bastante trabalhosa há alguns anos atrás, mas hoje em dia, se tornou bem mais fácil e é imprescindível para que a sua empresa atue regularmente no mercado e receba algumas vantagens que só pessoas jurídicas têm, além, é claro, de transmitir mais segurança aos clientes, fator super importante ainda mais nesses momentos iniciais.

Com um CNPJ, sua empresa estará apta para exercer várias atividades, como emitir nota fiscal, contratar serviços, participar de licitações e também conseguir empréstimos e financiamentos empresariais.

Além disso, estar em dia com a Receita Federal é mais do que uma vantagem competitiva para a sua empresa. É na verdade uma obrigação. Então, se atente a isso para evitar possíveis transtornos jurídicos.

Não realizar uma pesquisa de mercado

É fundamental que você saiba onde está pisando. Uma pesquisa de mercado vai te ajudar a obter informações valiosas. Quem são seus principais concorrentes? Quais são seus pontos fortes e fracos? E seus parceiros, quem serão? Quem vai fornecer produtos e serviços a sua empresa?

Ter uma resposta prévia para cada uma dessas perguntas vai te ajudar a entrar no mercado com muito mais preparo e potencial para competir com empresas já consolidadas, por isso, não ignore essa etapa, combinado?

Conhecer seu público-alvo também é de extrema importância. Quando você conhece a fundo o perfil dos seus clientes em potencial, é mais provável que seu produto os conquiste. Por isso, estude o comportamento do seu público-alvo, tenha em mente quais são suas dores, seus desejos e suas necessidades e pense em como o seu produto pode solucionar os seus problemas.

Não investir em Marketing ao abrir uma empresa

Este tópico está intimamente relacionado com o anterior. Conhecer seus concorrentes e seu público-alvo vai te proporcionar vantagens para elaborar um marketing mais direcionado e de melhor qualidade. Diante de um mercado tão exigente e competitivo, desprezar o marketing é um verdadeiro pecado.

Já ouviu falar do termo “personas”? São basicamente personagens fictícios que representam os clientes ideais para a sua empresa. A criação de uma persona requer uma maior riqueza de informações, como, por exemplo, idade, profissão, classe social e até mesmo características físicas e psicológicas.

Elaborar uma imagem mais personalizada de seu público vai auxiliar nas estratégias de marketing e te ajudar a obter lucros sem grandes investimentos nesse setor, já que no começo os recursos são geralmente mais apertados.

E fique de olho no que os seus concorrentes estão desempenhando. Se inspirar e aprender com os erros alheios faz parte do seu processo de crescimento.

Não obter uma boa gestão financeira

Talvez esse seja o maior deslize dos empreendedores.

Desde os momentos iniciais da empresa, o empreendedor precisa ter controle de todo o fluxo financeiro, de todas as previsões de gastos e lucros e, principalmente: separar despesas da empresa e despesas pessoais.

Uma boa gestão financeira requer amplo conhecimento e pode ser aperfeiçoada com a utilização de ferramentas, estratégias e até mesmo com a ajuda de profissionais qualificados da área.

Não se esqueça, garantir a saúde financeira de seus negócios é o principal caminho para o sucesso de todos os outros setores da empresa. É o que vai te diferenciar das inúmeras empresas que se afundam em dívidas e fecham as portas precocemente.

Gostou das dicas?

Esperamos que esse texto tenha lhe auxiliado no seu percurso de empreendedor.

Preencha o formulário ou use o chatbot de atendimento para entrar em contato conosco! Nossos serviços estão a sua disposição!