Há muitos empresários que, principalmente, têm empresas pequenas e tentam dar conta da parte contábil sozinhos. O grande problema é que, se estivermos precisando de um contador, não podemos substituir um trabalho profissional no qual não temos formação. Consequentemente, vários problemas podem ocorrer.

Veja sinais de que a sua empresa está precisando de um contador.

Quando falta conhecimento sobre a área contábil e você esteja precisando de um contador

Em razão de ser um empresário que se dá bem na administração dos seus negócios, pode ser que você se engane ao pensar que realmente sabe sobre a área contábil. Isso, porque contabilidade engloba muitos aspectos específicos da área, que normalmente não são de conhecimento geral.

Um exemplo disso, é pensar se você ou algum colaborador faz balanço, análise de custos, sobre o regime tributário e pagamento de impostos, dentre muitas outras atividades. Pois bem, esses são conhecimentos e atividades do cotidiano do contador.

Quando a empresa paga tributos sem saber se é necessário

O sistema tributário brasileiro é um tanto complicado e muito burocrático, então, imagine para leigos. São vários regimes tributários e dentro deles o pagamento de impostos que podem depender da atividade a qual a empresa desempenha e o seu tipo. Quando esses impostos são pagos de forma errada, há imenso risco ao empreendedor.

Pode acontecer de a empresa deixar de pagar algum imposto e, por consequência, sofrer as punições legais por isso. Além disso, quando a empresa paga impostos a mais, gasta um capital que não é necessário e poderia ser investido em outro aspecto.

No momento de crescimento da empresa

Outra situação que faz o empresário perceber a falta de um contador auxiliando sua empresa é quando há um crescimento no negócio. Já é um tanto complexo lidar com toda a burocracia, quando isso aumenta, os riscos de cometer erros é muito maior. Para termos uma noção, basta pensarmos na contratação de mais pessoal, novos contratos com fornecedores, mais clientes entrando, enfim.

Essas são ótimas consequências para empresas em crescimento, o que pode se transformar em dor de cabeça caso o proprietário insista em dar conta de atividades contábeis sozinho, não conhecendo tão bem a área.

Caso a empresa esteja estagnada financeiramente e precisando de um contador

Um contexto no qual também pode fazer toda a diferença contratar um contador é quando a empresa passa por um momento de estagnação financeira. Ainda que aparentemente os negócios estejam indo bem, o dinheiro não dá conta do orçamento mensal, além de que não sobra para fazer investimento do negócio.

Pois bem, um profissional da contabilidade tem a capacidade de analisar as contas da empresa e ajudar a traçar estratégias para melhor controle, sugerir os cortes certos, calcular corretamente os lucros e precificar, enfim, contribui para sair desse estado de inércia.

Viu como um contador pode fazer toda a diferença na sua empresa? Caso você passe por algum problema desses ou algo semelhante, saiba que apenas um profissional poderá ajudar na área contábil da sua empresa. Por isso, não perca tempo e contrate um local ou pessoa de confiança para ser o seu contador.

Entre em contato conosco por meio do formulário ou pelo chatbot.